Planeta Terra: Meu, Seu, de Todos Nós.

Como o dia 22 de Abril foi o Dia Internacional do Planeta Terra. Não poderia deixar essa data passar em branco, afinal é nela que moramos.

Então vamos entender de onde partiu a idéia de cria essa data, e seus motivo.

O Dia da Terra, 22 de abril, é uma data festiva comemorada em muitos países do mundo. A data foi criada nos Estados Unidos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental. Além de criar a data, o senador lutou pela divulgação e promoção dos objetivos desta data. 

A data foi criada com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.

O Dia da Terra é uma data comemorativa que não é controlada ou organizada por uma entidade específica. Ela pertence a humanidade e, por isso, pode ser comemorada livremente no mundo todo, adequando-se a realidade de cada região.

Agora que você aprendeu um pouco sobre essa data, que tal agora conhecer algumas Curiosidades sobre essa Nossa Espaçonave chamada TERRA

Antigamente, achavam que nosso planeta era o centro do Sistema Solar, com o Sol e os planetas girando à sua volta.Engano! Muita gente morreu tentando provar o contrário: que é a Terra que gira ao redor do Sol.

Os homens, pequenos diante da imensidão do continente, deram-lhe o nome de Terra. Não parece outro engano? Só depois é que souberam que, na verdade, o continente que é pequeno diante de tanta água. Dos 510 milhões de quilômetros quadrados de superfície, cerca de 71% correspondem aos mares e apenas 29% são continente.

Pois bem , a Terra, é o terceiro Planeta do Sistema Solar, localizado na Galáxia Via Láctea que caminha em rumo de colisão e fusão com sua vizinha Galáxia de Andrômedra, mais não se preocupem, isso acontecerá  daqui a 5 bilhões de anos, segundo estudos dos mais renomados cientistas do Mundo como Carl Sagan e o Astrofísico Stephen Hawking.

Posssui:
– 510 milhões de kilometros quadrados;
– 62 mares;
– 5 Oceanos;
– 5 Continentes.

– O Saara, no norte da África, é o maior deserto do mundo, com 8,6 milhões de km² passando por mais de dez países.

– A maior estrada do mundo é a Pan-American Highway, que vai de Fairbanks, Alasca – EUA, até Santiago – Chile, e depois em direcção ao sul a Buenos Aires – Argentina, até Brasília – Brasil; tem mais de 24 140 km.

– A maior profundidade do oceano é a fossa das Marianas, uma espécie de vale submarino, localizada na região das Ilhas Marianas, no Oceano Pacífico, 5300 km a leste do Havaí, é reconhecida como a maior depressão oceânica. Sua parte mais profunda atinge 11.500 metros, ou 7 vezes mais que o Grande Canyon, no Rio Colorado, EUA. Tal constatação foi feita pelo oceanógrafo suíço Jacques Piccard e o tenente da Marinha norte americana, Donald Walsh, que em 23 de janeiro de 1960, a bordo do batiscafo Trieste, desceram os 11 mil metros da fossa, batendo o recorde de profundidade ainda não ultrapassado.

– O maior buraco do mundo se localiza na Russia. Seu diâmetro é de 1.25 quilômetros e sua profundidade de 525 metros. Situado no leste da Sibéria, próximo à cidade de Mirna, o gigantesco túnel vertical é uma das maiores minas de diamante do mundo.

-A montanha mais alta do mundo não é o monte de Everest (10200m) mas sim Mauna Kea no Havai (88848m). No que diz respeito ás montanhas, a mais elevada é medida a partir do nível do mar até ao cume e a mais alta é medida desde a base da montanha até ao cume.

– O maior rio em extenção e volume d’água é o Rio Amazonas e a maior floresta Tropical do Mundo é a Floresta Amazônica ( por enquanto)

– A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos.

– A Terra já passou pelo menos por três grandes períodos glaciais.

– A Terra gira em torno do sol a 107 mil quilómetros por hora.

– A expectativa média de vida dos humanos é 65 anos
– Mais de um bilião de pessoas vive com menos de 1 euro por dia
– 125 milhões de crianças não têm acesso à educação básica
– Há 43 milhões de pessoas infectadas pelo HIV
– 1 em cada 6 pessoas não tem acesso a água potável
– 23,5% dos adultos dos países em desenvolvimento (81% da população mundial) são analfabetos
– 12500 espécies de fauna e flora estão em vias de extinção

– A Terra e a Lua estão se distanciando, há vários milhões de ano, mais em um ritmo lento. Os cientistas calculam que a taxa de afastamento é de uns 3,8 centímetros ao ano, o que em longo prazo chegará a levar a Lua até uma distância crítica.

Na Terra existem mais de 6 bilhões de pessoas. E a população não pára de crescer: estima-se que, no ano de 2015, existam 7,2 bilhões de habitantes por aqui. Nossa!!!

Espero que tenham gostado dessa revisão de Geografia.

Fonte: Google

Por:  Samara Oliveira

Anúncios

Sobre Mini Mundo Arretado

Esse blog é fruto do grupo de Adolescentes do Instituto Oziris Pontes. Nós queremos compartilhar idéias, curiosidades e diversão com vocês! Somos: Samara e Fernando

Publicado em abril 24, 2012, em Que dia é Hoje? e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: